Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Saúde de Assunção do Piauí mantém barreiras sanitárias nos acessos ao município

Equipes da SMS, com apoio de servidores do município e PM local fazem todo um trabalho conforme as recomendações do Ministério da Saúde (MS).

Compartilhar

 

As equipes da Secretaria de Saúde  de Assunção do Piauí com apoio de servidores públicos  vêm mantendo diariamente, em revezamento, barreiras sanitárias nos acessos ao seu território.

Os profissionais e grupos de apoio estão devidamente treinados (usando nas atividades  os devidos Equipamentos Ide Proteção Individual  (EPIs)  e orientados conforme as recomendações do Ministério da Saúde e sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde/Setores de Vigilância Epidemiológica, Sanitária etc.  

  Orientação aos passageiros/viajantes oriundo do Estado de São Paulo/SP:

 Já nessa semana chegaram , em ônibus vindo de SP, várias pessoas naturais de Assunção do Piauí, onde , na ocasião da chagada em solo assunçãoense, foram todas examinadas e orientadas pela equipe de saúde de plantão , para que fiquem de quarentena cumprindo as determinações de saúde.

Nenhum passageiro apresentou sintoma gripal ou sinais característicos de coronavírus, conforme informou os técnicos em saúde local ao Tapuio Notícias. Todos os passageiros assinaram um termo de responsabilidade de cumprimento das regras da quarentena e serão devidamente monitorados pelas equipes de saúde do município, e se caso apresentem alguma sintoma devem imediatamente buscar atendimento na UBS da cidade.

A secretária de Saúde do Município, Rosimar de França Lima, disse que, as barreiras sanitárias são de conscientização e de informação, mas também tem a exigência do compromisso e regras que o público deve atender na prevenção do coronavírus, como a assinatura do termo de compromisso , com nome, endereço e número telefônico para, comprometendo-se a ficar no isolamento social sem contato pessoal durante 7 a 14 dias.  

“Estamos sempre adotando medida para preservar a população do contágio  ao coronavírus, portanto,voltamos a pedir apoio da população para que se mantenha em casa, saindo apenas em caso de extrema necessidade, seguindo as recomendações  da Saúde” – frisou Rosimar.

Já o prefeito municipal ,Antonio Luiz Neto, entende que, esses filhos da terra que estão chegando de SP não podem ser vistos e nem tratados com indiferença, pois são serem humanos e estão retornando ao seio do lar devido a uma crise de saúde pública que está afetando o mundo todo, principalmente os nordestinos que estavam trabalhando em São Paulo e que perderam seus empregos naquela metrópole duramente castigada pelo vírus.

“Esses nossos irmãos que chegaram  de São Paulo , nesse momento duro dessa doença provocada pelo coronavírus , pedimos que nos ajude, seguindo todas as orientações dos profissionais de saúde do município, pois haveremos, todos, com o poder de Deus, de vencemos essa guerra” – enfatizou o prefeito Netinho.

*Não há nenhum registro da doença no município de Assunção do Piauí, conforme boletim da SMS

Fotos relacionadas

Da Redação | Valter Lima

Mais de Saúde