Home    |    Notícias    |    Saúde

Assunção do Piauí inicia a primeira fase de imunização contra COVID-19

A vacinação começou na tarde desta terça-feira (19) prioritariamente com os trabalhadores do Centro de Atendimento para o Enfrentamento à COVID-19.

O Município de Assunção do Piauí, localizado na região dos Carnaubais, apresentou nesta terça-feira (19/01), o Plano de Imunização contra a COVID-19.

A Primeira pessoa assunçãoense vacinada contra Covid-19, nesta tarde (19), em ato histórico realizado na Câmara Municipal, foi a técnica em enfermagem Francisca Sobral de Sousa, de 59 anos de idade. O evento em saúde pública contou com a presença do prefeito municipal Antonio Luiz Neto, da secretária de saúde, Rosimar de França Lima, do presidente do Poder Legislativo Municipal, Ronnivom de Sousa Lima, do médico Marcos Antonio, do enfermeiro Manoel entre outros profissionais da Saúde local.

De acordo com informações da Coordenadora da Atenção Básica do Município, Monalisa Arrais, a Secretaria de Saúde local recebe ainda hoje (19), 34% das doses, num total de 36, que serão utilizadas, nessa primeira fase, prioritariamente aos trabalhadores da Saúde. Monalisa disse à Reportagem do Tapuio Notícias, que nesta tarde, na Câmara Municipal, já serão aplicadas as primeiras doses.

Monalisa explica que, primeiramente serão vacinados os profissionais (trabalhadores) do Centro de Atendimento para o Enfretamento à COVID-19 e dos postos de saúde que lidam com pacientes suspeitos da doença. Em seguida, serão vacinados os ACS e ACE e profissionais do NASF e da Secretaria de Saúde.

“Essa prioridade de vacinação inicial, é uma orientação do Estado (Sesapi) , para imunizar primeiramente os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente. Mas na medida que formos recebendo mais doses vamos fazendo gradualmente” – completou Monalisa.

Confira a quantidade de doses dos municípios da Região dos Carnaubais:

Assunção do Piauí: 36 doses

Boa Hora: 30 doses