Home    |    Notícias    |    Saúde

SMS de Assunção do Piauí imuniza população Quilombola do Sítio Velho contra a Covid-19

Foram destinadas 305 doses de imunizantes Oxford/AstraZeneca para vacinarcontra Covid-19 100% da população Quilombola local.

Vacinação Covid-19 | Foto: Valter Lima

A Prefeitura de Assunção do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)  vacinou contra Covid-19 , com a 1ª dose,   durante o dia desta terça-feira, 23 de março, a população quilombola Sítio Velho - comunidade pertencente ao Município, com 258 doses das 305 destinadas àquele grupo.

A meta era para ser vacinado 100% da população , porém, conforme informações do  Coordenador de Vacinação no Município, Enfermeiro Manoel Ernesto da Costa Neto/Coren-PI:248433, 47 pessoas da comunidade , com síndrome gripal, gestantes e puérperas, moradores que se encontram viajando não foram vacinados com a 1ª dose. Manoel explicou que, agora, em relação ao público faltoso, a Secretaria Municipal  de Saúde vai esperar a segunda ordem do Estado.

Foram vacinados a  faixa etária de 18 anos  acima, com  imunizantes Oxford/AstraZeneca. As 305 doses representam 100% da população quilombola do Sítio Velho - Assunção do Piauí.

Ainda, de acordo com o coordenador de vacinas em Assunção do Piauí, Manoel, o município também recebeu 123 doses destinadas aos idosos de 70 a 74 anos , que representa 78% de vacinação desse grupo prioritário.

Os imunizantes que foram recebidos nessa segunda-feira (22/03), são da CoronaVac do Instituto Butantã e Covishield da parceria da FioCruz com a Oxford/AstraZeneca.

Em relação a meta de vacinação  do Estado do Piauí, o município de Assunção do Piauí tem batido a meta do plano de vacinação  , porém, conforme informações da coordenação de vacina local, no caso de reclamações de populares de vários municípios do Piauí, no tocante aos grupos de 90 anos ou mais, 85 a 89 anos , 80 a 84 anos, a meta do Estado chega a ser inferior do número real de idosos. No caso das reclamações dessa natureza em Assunção do Piauí, a ocorrência foi comunicada a SESAPI, com o número de doses dos faltosos, via e-mail.

A Secretária de Saúde do Município, Rosimar de França Lima , esteve acompanhando , na Comunidade Sítio Velho, os trabalhos de vacinação da equipe da SMS- Secretaria Municipal de Saúde local, ocasião em que destacou a alegria de ver esse grupo sendo vacinado contra o novo coronavírus. "Nesse dia hoje, acompanho com muita felicidade a imunização, com a 1ª dose, o povo de Sítio Velho, onde toda população está sendo comtemplada com essa vacina contra a Covid-19, doença que vem assolando o mundo" - disse a secretária Rosimar.

Por: AsCom/Valter Lima

Fotos:Valter Lima