Município de Assunção do PI realiza atividades de Educação Ambiental

As ações foram realizadas entre os dias 21 e 22 abril.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Diretoria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Município de Assunção do Piauí, vem intensificando a educação ambiental em seu território através de práticas agroecológicas, combate às queimadas e oficinas de compostagens.

No dia 21 de abril/2021, a prática de adubação orgânica através da compostagem de resíduos como resto de comidas e folhas de árvores, foram realizadas em hortas de agricultores familiares do município, onde, conforme o setor ambiental local, essa prática gera um montante mensal que é destinado à agricultura familiar do município.

Já no dia 22 de abril/2021, o Assentamento Caprisa, que faz parte da reforma agrária no município de Assunção do Piauí, limite com o vizinho Município de São Miguel do Tapuio, também  recebeu as ações. Naquele assentamento rural, as atividades que contemplaram os moradores consistiu em práticas agroecológicas visando a aprendizagem por parte daqueles assentados na fabricação de defensivos, fertilizantes e inseticidas, tudo de forma caseira e orgânica sem agressão ao meio ambiente.

Também foram desenvolvidas atividades visando o combate à incêndios florestais naquele assentamento que fica localizado a uma distância de 40 km da sede do município de Assunção do Piauí.

Tais ações são de iniciativa da Prefeitura Municipal de Assunção do Piauí, através da Secretaria de Agricultura e Diretoria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o órgão de extensão rural EMATER, através do colaborador agrônomo: Lucas Gomes, que também presta serviços de assessoria ao homem do campo em Assunção do Piauí, por meio da Secretaria de Agricultura local.

Segundo o Direto de Meio Ambiente em Assunção do Piauí, Mário Pimentel, Boas práticas como: vermifugação do rebanho de forma orgânica e sustentável, como também boas práticas no emprego do fogo, tem objetivos em comum, que é a preservação do meio ambiente local.

Fotos: AsCom

Da Redação |Valter Lima