Prefeitura de Assunção do PI desenvolve ações da Campanha Faça Bonito

Como parte das ações de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A Prefeitura  de Assunção do Piauí,  por meio da Secretaria de Assistência Social /Profissionais da Saúde local (Psicólogos) vem desenvolvendo , desde o dia (11/05), ações educativas  de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes , fazendo  parte da Campanha 'Faça Bonito'/2021, alusiva  ao 18 de Maio -

Maio Laranja é uma campanha realizada em todo o país a fim de alertar a sociedade e ampliar o debate sobre a problemática da violência sexual, física e psicológica contra crianças e adolescentes. Neste momento de isolamento social devido à pandemia do Covid-19, os índices podem ser ainda maiores.

Mesmo nesse momento de pandemia, os serviços de proteção continuam funcionando, seguindo todas as orientações e recomendações do Ministério da Cidadania e do Ministério da Saúde. Procure a delegacia mais próxima, o Conselho Tutelar e o Disque 100. Também podem ser feitas pelo Disque Cidadania e Direitos Humanos (0800 0234567), um serviço da SEDSODH que funciona todos os dias, 24 horas por dia.

O artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que é dever não somente do Estado, mas da família e da sociedade em geral garantir com prioridade a efetivação do direito à vida, à saúde, à liberdade, à dignidade, ao respeito da criança e do adolescente. Assim, esta campanha, além de cumprir seu dever de construir mecanismos de sensibilização, prevenção e de combate a este crime, busca também levar ao conhecimento de todos a existência dessa realidade.

Sobre a data

Araceli Cabrera Sánchez Crespo (Vitória, 2 de julho de 1964 – Vitória, 18 de maio de 1973) foi uma criança brasileira assassinada violentamente em 18 de maio de 1973 por Paulo Constanteen Helal e Dante Michelini. Seu corpo foi encontrado somente 6 dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de extrema violência e abuso sexual.

Os autores do crime, pertencentes a famílias influentes do Espírito Santo, jamais foram condenados, mesmo com fortes evidências de que este não foi o primeiro crime da dupla. Posteriormente, a data da morte de Araceli foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional.

Denúncia

As pessoas precisam ser vigilantes e denunciar os casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes. O telefone que o denunciante pode utilizar sem precisar ser identificado é o disque 100. A ligação é gratuita.

Veja a programação da Campanha 'Faça Bonito' do Município de Assunção do Piauí:

Da Redação | Jornalista Valter Lima