Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Assunção do Piauí realiza a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

O evento aconteceu nessa sexta-feira (20/08) e teve como tema central: “assistência social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Compartilhar

 

A Prefeitura de Assunção do Piauí através da Secretaria Municipal de Promoção Social realizou, nessa sexta-feira (20/08), no auditório da Unidade Escolar Sebastião Alves dos Reis, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema central: “assistência social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

A Conferência, conduzida pela assistente social-conferencista Gracilia de Carvalho Araújo, teve por objetivo a avaliação da política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do sistema único da assistência social–suas.

As conferências têm caráter deliberativo, isto é, o que elas definem tem extrema relevância pública e deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira, cabendo aos conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações.

Durante o encontro foram definidas prioridades dentro do âmbito da assistência social e debatidos alguns eixos, na busca de propostas que possam ajudar a Ação Social no desenvolvimento de suas atividades, garantido os direitos do cidadão.

EIXOS DE DISCUSSÃO

 Eixo 1 da Conferência: A proteção Social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Eixo 2: Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; Eixo 3: Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; Eixo 4: Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social;  Eixo 5: Atuação do SUAS em situações de Calamidade Pública e Emergenciais.

COMPOSIÇÃO DA MESA DE HONRA

Secretária de Assistência Social, Francisca Alves, Secretária de Municipal de Educação, Antonia Alves, Vice-Prefeito Jovelino Soares, Presidente da Cãmara Municipal, Ronnivon de Sousa Lima, Érica (Coordenadora do Criança Feliz) Raqueline (Coordenadora do CRAS),

A Secretária de Saúde do Município, Rosimar de França Lima, também esteve no encontro representando a pasta da saúde e o Prefeito Municipal. O cerimonial do evento foi conduzido pelo Presidente do Conselho Municipal de Assistência social: Gilberto Agostinho Faria.

AsCom|Jornalista Valter Lima 

Fotos: Divulgação

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Geral