Município de Assunção do Piauí realizou o II Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2017/2020

O evento aconteceu na última sexta-feira (19/06), de forma virtual, devido à pandemia, com a participação da equipe intersetorial do Selo Unicef, prefeito municipal entre outros membros.

O Município de Assunção do Piauí (Prefeitura Municipal) através da equipe intersetorial do Selo UNICEF, local, realizou na última sexta-feira (19/06), de forma virtual, por causa da pandemia do novo coronavírus, o II Fórum Comunitário do SELO UNICEF Edição 2017/2020.

Estiveram participando além do prefeito Netinho, o presidente da Câmara Municipal  Ronnivom de Sousa Lima , a presidente do CMDCA Maria Alice Pereira, a Secretária de Assistência Social Quinha Alves, Professor Edmilson Pereira (apresentando o Fórum), Edneime Lopes ( membro da Equipe intersetorial, Monalisa Arraiz (saúde), Rafael Victor (Mobilizador do NUCA), Gilberto Farias (Articulador do selo), Professores da rede Municipal de ensino e profissionais dos diversos seguimentos da rede municipal.

De acordo com o articulador do Selo Unicef no município, Gilberto Farias, o Fórum teve por objetivo prestar conta dos trabalhos da Edição 2007/2020 realizado em busca do Selo até o momento no município.

Com a realização do II Fórum, o Município de Assunção do Piauí encontra-se na reta final da Edição 2017/2020 do Selo Unicef, sendo avaliado em todas as políticas públicas de forma positiva. Todas as atividades solicitadas ao município já foram inseridas na plataforma oficial do SELO UNICEF, com exceção, segundo o Articulador Gilberto Farias, apenas das informações do II Fórum que deverá sem enviadas até 30 de junho.

Participação

A Prefeitura Municipal de Assunção do Piauí assumiu o compromisso de melhorar cada vez mais a política de atendimento a criança e ao adolescente. Para isso fez adesão ao Programa Selo UNICEF Município Aprovado, edição 2017 – 2020.

O II Fórum Comunitário, consiste em fazer a avaliação das ações propostas no  plano de ação com a orientação do Selo UNICEF edição (2017-2020). O fórum aconteceu no município de Assunção do Piauí, de forma virtual via Google Meet em função do momento em que a humanidade vive. A pandemia do novo coronavírus impediu a   realização das atividades da forma presencial.

Objetivo

Prestar contas à sociedade com envio ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de um relatório com os resultados alcançados, conquistas, desafios, lições aprendidas e recomendações, sobre o que foi desenvolvido pelo município na edição 2017-2020 do Selo UNICEF; Comparar a situação atual do município e a Linha de Base original do Selo UNICEF 2017-2020, apresentando os resultados sistêmicos desenvolvidos pelo município.

Foram diversos os indicadores na área da educação, saúde, assistência social e sociedade em geral que se procurou ao longo desses quatro anos desenvolver ou dá mais qualidade ao que já estava sendo desenvolvido, sempre com um único objetivo, o pleno bem estar e a qualidade de vida das crianças e adolescentes de Assunção do Piauí, com o apoio do Poder Público Municipal.

CERTIFICAÇÃO

Serão certificados com o Selo UNICEF – Edição 2017-2020 os municípios que alcançarem simultaneamente as pontuações mínimas tanto no eixo das Ações Estratégicas e quantono eixo dos Indicadores de Impacto Social, conforme estabelecido no Guia Metodológico,  disponível antes do primeiro ciclo de capacitação presencial do Selo, previsto para acontecer ainda neste ano vigente.

Veja imagens do Fórum virtual

Da Redação |Valter Lima