Home    |    Notícias    |    Prefeito

Prefeito NETINHO recebe a premiação de Prefeito Amigo da Criança

O ato aconteceu na manhã da última sexta-feira (31) no gabinete do prefeito Netinho, na prefeitura municipal.

Foto:Valter Lima/Tapuio Notícias

O Prefeito de Assunção do Piauí, Antonio Luiz Neto, o “Netinho”, do Partido Social Democrático (PSD), foi oficialmente agraciado, na manhã desta sexta-feira, 31 de julho, pela Fundação Abrinq, com a premiação de “Prefeito Amigo da Criança”.

O gestor municipal recebeu a premiação (faixa e placa) de reconhecimento, oferecido pela FUNDAÇÃO ABRINQ, das mãos da articuladora do programa no município, Lucélia Mota, e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Alice Pereira.

Também estiveram presentes na ocasião especial, a primeira-dama do município, Rosimar de França Lima, a secretária de finanças do município, Leila Mota, e o presidente da Câmara Municipal, Ronnivom de Sousa Lima.

O prefeito Netinho enfatizou que, devido à pandemia, não é possível que se realize uma solenidade festiva para essa ocasião tão especial e importante para o município de Assunção do Piauí. “A nossa intenção, com certeza, seria a de realizarmos um evento solene para reconhecermos esse importante trabalho desenvolvido em benefício das nossas crianças e adolescentes praticadas pela Prefeitura através da Assistência Social, Saúde e Educação.

Em vídeo, o prefeito Netinho agradeceu pelo reconhecimento, e enalteceu os setores da administração municipal, profissionais responsáveis pelas ações que levaram o município à conquista da premiação.

A 6ª Edição do programa acompanhou a gestão 2017-2020 e, ao todo, mais de 2.300 prefeitos aderiram, sendo que, apenas 133 chegaram na fase final de avaliação e 125 conseguiram reconhecimento total.

Na avalição, plena, Assunção do Piauí está entre os 125 municípios do país, e entre os nove município do Piauí, cujo gestor, Antonio Luiz Neto, o “Netinho” (PSD), investiu em ações voltadas à melhoria das condições de vida do segmento, ganhando o importante reconhecimento nacional do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC).

“Prefeito Amigo da Criança”

Criado em 1996, o Programa “Prefeito Amigo da Criança” fortalece a ação dos gestores municipais, oferecendo suporte técnico para implementarem ações e políticas públicas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, e consequentemente os mecanismos recomendados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

De acordo com o Observatório da Criança e do Adolescente (2019) 3.346 crianças e adolescentes vivem em Assunção do Piauí. Neto assinou o termo de adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança no dia 24/02/2017, já na condição de prefeito.

Sua adesão representa a segunda vez que a gestão municipal de Assunção do Piauí participa do programa, no entanto, esta é a primeira vez que um gestor do município é reconhecido como Prefeito Amigo da Criança.

Gestões                   Adesão                              Reconhecimento

1997-2000               Não                                    Não

2001-2004               Não                                    Não

2005-2008              Sim                                      Não

2009-2012              Não                                      Não

2013-2016              Não                                      Não

2017-2020              Sim                                      Sim

Destaques:

Redução de 7,6 pontos na média de alunos por turma nas creches da rede municipal. De 20,4 alunos por turma, em 2016, para 12,8, em 2019; Redução de 8,7 pontos na taxa de distorção idade-série no Ensino Fundamental, anos iniciais, da rede pública municipal; De 29,7, em 2016, para 21, em 2019. Redução de 10,3 pontos na taxa de mortalidade infantil do município; De 34,5 óbitos para cada 1.000 nascidos vivos, em 2016, para 24,2 óbitos a cada 1.000 nascidos vivos, em 2018; Aumento de 10,7 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa creche). De 23,2%, em 2016, para 33,9%, em 2019.

Imagens:Valter Lima | Tapuio Notícias

Da Redação|Valter Lima