Prefeitura de Assunção do Piauí realizou 100% de cadastro para o Garantia Safra 2022/2023

De acordo o Assessor Técnico, Dr. Willames, o município foi contemplado com 400 vagas à agricultores inscritos no programas e com a DAP atualizada.

A Prefeitura de Assunção do Piauí através da  Secretaria Municipal de Agricultura informou à reportagem do TAPUIO NOTÍCIAS, na manhã desta segunda-feira,14 de novembro que, todos os trabalhos referente ao cadastramento/inscrição dos agricultores  do município  para Programa Garantia Safra 2022/2023 foram  realizados 100%, em ação da equipe do setor em diversas  comunidades.

Reunido nesta manhã com o secretário de agricultura local,Totonho Cosmo e equipe, Dr. Willames Pereira, assessor técnico do setor , disse que, o município foi contemplado com 400 vagas à agricultores inscritos no programas (Garantia Safra 2022/2023)  e com Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ativa/atualizada.

Dessa forma, segundo Dr, Willames, o município de Assunção do Piauí arcou com a sua parcela/aporte e atividades cadastrais e critérios  junto aos beneficiários (agricultores) rigorosamente dentro dos prazos previstos  no programa.

O Garantia Safra é um benefício do Governo Federal para casos de perda de mais de 50% da produção rural do município, devido à seca ou à enchente. O agricultor apto ao programa recebe um benefício no valor de R$1.200, dividido em cinco parcelas. Após o cadastramento, os agricultores realizam  o pagamento de um boleto, no valor de R$24.

Dr. Willames esclareceu ainda que, o pagamento do boleto feito pelos agricultores não significa que, estes [agricultores] já tenham garantidos o benefício, mas, sim , que tenha a constatação  de perda de, pelo menos, 50% da produção das culturas cobertas pelo Garantia-Safra, em análises técnicas dos órgãos competentes.

ORIENTAÇÃO AOS PRODUTORES
A Secretaria Municipal de Agricultura orienta ainda, para que todos os produtores  do município procurem , o mais rápido possível, o Agente do Banco do Nordeste , no município, para renegociação dos seus  débitos.

Fotos: Valter Lima

Da Redação | Jornalista Valter Lima