SEMARH realiza aprendizagem sobre prevenção e combate a queimadas em Assunção do Piauí

Capacitação que iniciou nesta quarta-feira (24) e segue até sexta-feira (26/05), em conjunto envolvendo as brigadas de Assunção do Piauí e São Miguel do Tapuio.

Foto: Tapuio Notícias

A Prefeitura de Assunção do Piauí/Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) está realizando, nos dias 24, 25 e 26 de maio, capacitação sobre prevenção e combate a queimadas, com noções teóricas e práticas, em conjunto, envolvendo as brigadas de Assunção do Piauí e São Miguel do Tapuio.

Estão à frente das orientações técnicas da capacitação aos brigadistas,  Shandallye Araújo  (Coordenação de Prevenção de Combates a Incêndios Florestais da SEMARH) , Carlos Eduardo (Auditor Fiscal Ambiental da Semarh) , Tenente do CBMPI,  Filipe Lima. Compõe também a equipe, João Dias, motorista da Semarh.

Segundo informações do Secretário Municipal do Meio Ambiente em Assunção do Piauí, Mário Pimentel, que se encontra participando das atividades, o objetivo da capacitação não é somente trabalhar no combate a incêndios florestais, mas, também, na prevenção através da educação ambiental.

“Além de aprendermos a combater de maneira mais eficaz possíveis incêndios florestais, também iremos aprender técnicas de prevenção através de abordagens à população com antecedência ao período mais propício aos incêndios florestais, como também a questão da previsão e monitoramento nas áreas mais críticas no município de Assunção do Piauí” – destacou o secretário Mário.

Mário Pimentel ainda salientou que, “outra inovação na maneira de combate é que em caso de incêndios de grandes proporções a SEMARH poderá convocar a presença de brigadas de outros municípios para ajudar no combate aos focos de incêndios, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e recursos Hídricos além de treinar as brigadas municipais também irá equipar essas brigadas com EPIs e outros equipamentos de combate a incêndios”.

Tapuio Notícias