Home    |    Notícias    |    Esporte

Assunção do Piauí figura em segundo lugar do Nordeste no resultado preliminar do Programa Segundo Tempo

De acordo com divulgação do resultado preliminar – edital de chamamento público nº 04/2023 do Programa Segundo Tempo – PST Padrão, desta quinta-feira (21), pelo Ministério do Esporte.

Reprodução

O Município de Assunção do Piauí/Gestão do Prefeito Antonio Luiz Neto “Netinho” (PSD), figura em segundo lugar, com 387 pontos,  da região nordeste,  no resultado preliminar das propostas selecionadas do Edital de Chamamento Público nº 4, de 26 de maio de 2023, publicado no Diário Oficial da União em 29 de maio/2023, referente ao Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte, divulgado pelo órgão do Governo Federal nesta quinta-feira, 21 de setembro.

Esse é um resultado que vem confirmar a nossa proposta e propósito com o esporte de Assunção do Piauí, o que já é visível na prática, onde temos uma calendário vasto de atividades durante o ano todo, e que agora teremos, se Deus quiser, mais um convênio para desenvolvemos essa ação importante para nossos jovens e adultos atletas do nosso município” – destacou o prefeito Netinho.

Programa Segundo Tempo

O Programa Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

As novas diretrizes do programa permeiam a democratização do acesso da população a esporte e lazer de qualidade, a diminuição da vulnerabilidade social, da evasão escolar e universitária, além da promoção da inclusão e do respeito às questões de gênero, orientação sexual, raça, etnia e religião.

O Segundo Tempo funciona com a implementação de núcleos esportivos viabilizados por parcerias entre o Ministério do Esporte e governos estaduais, municipais, do Distrito Federal e organizações da sociedade civil. O Ministério do Esporte lançou as diretrizes da iniciativa para o triênio 2023-2026, tanto da vertente Padrão, quanto da Universitária.

A expectativa para esse novo ciclo é que se estabeleçam 95 núcleos no total, que poderão atender, inicialmente, cerca de 10 mil estudantes e gerar emprego para cerca de 180 professores e monitores de educação física e esporte.

As formas de acesso ao programa são por meio de edital público ou como projeto-piloto da Rede Nacional de Desenvolvimento do Esporte ou por emendas parlamentares.

Eixos de atuação do Programa:

• Acesso às práticas corporais, atividades físicas e esporte;
  • Formação de trabalhadores e monitores e gestores;
  • Fomento e difusão de conhecimento no campo do esporte educacional (escolar, universitário).
  • Formas de acesso ao Programa:

Edital Público;

• Projeto piloto da Rede Nacional de Desenvolvimento do Esporte;
  • Emendas parlamentares.

As duas vertentes do Segundo Tempo também farão parte das parcerias estabelecidas na implantação da Rede Nacional de Desenvolvimento do Esporte, como com instituições públicas e entidades privadas, e buscarão atuar no enfrentamento das desigualdades territoriais e da equidade no atendimento regional.

Programa Segundo Tempo Padrão

O objetivo geral do PST – Padrão é a ampliação do acesso a esporte e atividade física prioritariamente a estudantes da educação básica (ensinos fundamental e médio) de escolas públicas - crianças, adolescentes, jovens e adultos -, combatendo o sedentarismo e as desigualdades estruturais de raça, gênero, orientação sexual, religião, incluindo pessoas com deficiência.

O Programa Segundo Tempo (PST) - Padrão se materializa a partir da implementação de núcleos esportivos que são viabilizados por meio de parcerias entre a SNEAELIS/MESp e governos estaduais, municipais, do Distrito Federal e organizações da sociedade civil.

O PST padrão financia, contratação de equipe de trabalho (Professor e monitores), materiais, uniformes.

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Esporte