Reunião com o CMDCA em Assunção do (PI) trata da implementação da escuta protegida de crianças e adolescentes vítimas de violência

A reunião aconteceu nessa segunda-feira (18/12) e contou com a participação da Comissão do Selo Unicef no município, representantes do CMDCA/CT e das Secretarias Municipais.

Fotos: Gilberto Farias/Articulador do Selo Unicef no Município.

A Gestão do Prefeito Antonio Luiz Neto “Netinho”, através da Comissão do Selo Unicef no município, com a participação de representantes do CMDCA/CT e das Secretarias Municipais, realizou nessa segunda-feira (18), importante reunião intersetorial , que tratou de assuntos estratégicos como: Revisão do Plano de Ação dos Direitos da Criança e do Adolescentes e Implementação da Escuta Especializada (escuta protegida) de crianças e adolescentes vítimas de violência no Município de Assunção do Piauí.

O encontro teve as presenças e auxílios do   professor doutorando Edimilson Pereira Araújo/Castelo do Piauí, e do assessor para assuntos em rede de escuta protegida, Fausto Daniel Cruz/São Miguel do Tapuio.

A Lei 13.431/2017

A Escuta Especializada é realizada sempre por um órgão de proteção à criança e adolescente (Saúde, Educação, Conselhos Tutelares, Assistência Social, entre outros). O principal objetivo é proteger, cuidar e acompanhar a vítima ou testemunha para ajudar na superação do trauma da violência sofrida.

A legislação visa possibilitar que os depoimentos de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência sejam realizados com o apoio de uma equipe técnica capacitada, com todo o cuidado possível, evitando-se ao máximo o contato com o agressor e a reiteração do depoimento.

Da Redação | Jornalista Valter Lima