Home    |    Notícias    |    Saúde

SMS de Assunção do Piauí já realizou 475 testes de coronavírus

Destes testes já realizados, 78 deram positivos, conforme o último Boletim Epidemiológico.

Foto:Valter Lima

O município de Assunção do Piauí já realizou 475 testes rápidos para diagnosticar o novo  coronavírus na população local , ação em saúde  que consiste em Notificados=Testados, que resultou em 78 casos confirmados positivos, conforme o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no dia de 17/07.

O Boletim também mostra que existem: 397 casos descartados; 22 curados; nenhuma notificação em investigação; 01 óbito.

Os pacientes que testaram positivo estão em isolamento domiciliar recebendo todas as orientações (medicação) e acompanhamento médico da secretaria municipal de saúde.

Programa Busca Ativa

A prefeitura Municipal de Assunção do Piauí, por meio de Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao Programa Busca Ativa, do Governo do Estado (SESAPI), que possibilita, através de uma equipe de profissionais da SMS, encontrar com agilidade, moradores que estejam infectados pelo vírus. A ação é feita primeiramente com o público com doenças crônicas (Comorbidades). Os pacientes contaminados pelo vírus, são orientados a fazer  o isolamento domiciliar e, sendo descoberto no início, realizar o tratamento o quanto antes para evitar que cheguem a precisar de leitos hospitalares. O objetivo é fazer com que a pessoa deixe de transmitir, fazer cair a taxa de transmissibilidade, diminuir o número de pessoas que adoecem e precisam de leitos hospitalares.

(Praça da Matriz, cidade de Assunção do Piauí/Foto:Valter Lima)

Desde o surgimento do novo coronavírus, a Prefeitura de Assunção do Piauí  tomou uma série de medidas (ações)  para conter a chegada do vírus em território assunçãoense, como barreiras sanitárias, campanhas publicitárias educativas para população , blitz educativas em vias públicas, sanitização de locais públicos, EPI para os profissionais que atuam na linha de frente, medicação para o tratamento inicial da doença,  monitoramento de viajantes, decretos com medidas restritivas dentre outros trabalhos de ordem sanitária de prevenção ao novo coronavírus.

Atualmente, obedecendo a decreto do Governo do Estado e orientação do MPPI, o prefeito municipal, Antonio Luiz Neto, o “Netinho” (PSD), segue com medidas de fechamento do comércio não essencial e com bloqueio total aos finais de semana (exceto farmácias), com validade até o dia 25 de julho.

Novo Boletim Epidemiológico

Da Redação | Valter Lima