13/09 10h47 2021 Você está aqui: Home / Saúde Da Redação/AsCom | Valter Lima Imprimir postagem

Saúde de Assunção do Piauí realiza conscientização sobre o Setembro Amarelo

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio.

No decorrer do mês de setembro, a Prefeitura de Assunção do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando ações de conscientização sobre o Setembro Amarelo - Campanha de Prevenção ao Suicídio.

Nota da Saúde Municipal

Em ação intersetorial englobando os órgãos: Secretaria Municipal de Saúde e equipe de Núcleo Ampliado de Saúde da Família da Atenção Básica, Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e Secretaria Municipal de Educação durante o mês de setembro estarão se mobilizando pela VALORIZAÇÃO DA VIDA. “Agir é salvar vidas”, faça conosco parte dessa grande campanha!

Ainda, conforme o órgão de saúde local, a difusão do conhecimento, promoção da saúde mental, intervenções na escola e na comunidade além do combate ao estigma e a regulação emocional, são fatores de proteção e que podem salvar vidas.

Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

O Setembro Amarelo é uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão. Mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.

Por: AsCom | Jornalista Valter Lima