Home    |    Notícias    |    Educação

Prefeito de Assunção do Piauí emite mensagem ao homenagem ao Dia do Professor

A data é celebrada nesta sexta-feira, 15 de outubro.

O Prefeito de Assunção do Piauí, Antonio Luiz Neto “Netinho” – PSD, divulgou homenagem ao Dia dos Professores, nas primeiras horas desta sexta-feira, 15 de outubro.

“Nesta importante data, 15 de outubro, que se celebra o Dia do Professor – das Professoras e Professores em todo país, aproveito para registrar aos nossos profissionais (educadores-professores (as)) da rede municipal e de forma geral, o meu reconhecimento como gestor municipal, da importância daqueles que se dedicam a educar e partilhar conhecimentos.

Devo destacar ainda, que nossos professores (as) são exemplos de dedicação à profissão junto ao nosso alunado, pois, a prova disso, são os resultados positivos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que vem crescendo bastante nos últimos anos no município, mostrando, dessa forma, a qualidade do ensino.  Dessa forma, esperamos que, cada vez mais, possamos seguir avançando com essa classe que merece todo nosso reconhecimento"- UM FELIZ DIA DO PROFESSOR – PREFEITO ANTONIO LUIZ NETO.

Dia do Professor

A explicação vem do século XIX, mais precisamente de 15 de outubro de 1827, quando o imperador D. Pedro I baixou um decreto determinando a implantação do Ensino Elementar em todas as cidades brasileiras. O documento também regulamentava os conteúdos a serem ministrados aos estudantes e o modelo trabalhista dos professores.

Mais de um século depois, já em 1947, um professor paulista chamado Salomão Becker pensou em criar uma data para homenagear estes profissionais tão importantes para a sociedade. Para tanto, utilizou o decreto real como referência e instituiu 15 de outubro como o dia da confraternização.

A ideia foi tão bem-vinda que, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682 como Dia Dos Professores no Brasil, declarando o marco como feriado escolar.

Da Redação/AsCom | Valter Lima

Mais de Educação