Projeto de Lei do prefeito de Assunção do Piauí implantará sistema de energia solar fotovoltaica
ACâmara Municipal de Vereadores de Assunção do Piauí aprovou, em sessão ordinária realizada no último dia 17 de fevereiro, o Projeto de Lei Nº 001/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza o prefeito local, Antonio Luiz Neto, contratar, junto ao Banco do Brasil, operação de crédito no valor R$ 3.687.000, 00 (três milhões, seiscentos e oitenta e sete mil reais), para aquisição e implantação de sistema de energia solar fotovoltaica para abastecer prédios públicos do município.
O prefeito Netinho disse à reportagem do TN, que, a partir da aprovação do projeto pela Câmara Municipal, o Banco do Brasil irá avaliar o empreendimento a ser realizado [projeto], que, por sua vez, sendo aprovado pela instituição[BB], será construída uma micro usina que irá produzir energia solar limpa para abastecer os prédios públicos do município.
"Este projeto visa a diminuição dos custos da energia elétrica dos nossos prédios públicos municipais, como: prefeitura, secretarias, escolas, postos de saúde e bombas de abastecimento de água dos poços do município entre outros, que atualmente são exorbitante, e com a implantação desse sistema irá gerar economia para os cofres do município, além da otimização uma energia limpa, que provoca o desenvolvimento sustentável e renovável para abastecer todos os esses públicos citados aqui”, esclareceu o prefeito Netinho.
O investimento, ainda segundo o prefeito Netinho, quando o município finalizar o parcelamento do financiamento, deverá economizar algo em torno de R$ 180.000,00 (cento e oitante mil reais) por ano. “Uma economia em dinheiro que o gestor municipal pode investir em outras ações que beneficiam a população. “O financiamento será pago ao longo de muitos anos [mais de 10 anos], que, quando quitado, ao invés da prefeitura pagar a conta de energia da Equatorial (será pago apenas a taxa de administração, além do sistema ficar sendo de propriedade do município)” - salientou o prefeito Netinho.
Energia solar
O uso de energia solar no poder público já é uma grande tendência no Brasil. A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou recentemente alíquota zero de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para coletores ou painéis solares usados no aquecimento de água e na geração de energia. A proposta também determina o uso de energia solar nos prédios do governo federal construídos após a aprovação da lei.
|
|
Comentários
Artigos relacionados
Projeto de Lei do prefeito de Assunção do Piauí implantará sistema de energia solar fotovoltaica
O projeto, para implantação de energia solar em prédios públicos, foi aprovado pelo poder legislativo em sessão ordinária do dia 17/02.
leia maisMunicípio de Assunção do Piauí recebe doação de mudas nativas do projeto social Plante uma árvore e salve o planeta
O Projeto Plante uma árvore e Salve o Planeta é desenvolvido no município de Pimenteiras (PI) , tendo como idealizador o Agente Comunotario de Saúde (ACS) Louro Rodrigues.
leia maisFNDE disponibiliza novo sistema para cadastro do CACS-FUNDEB
Veja documentos comprobatórios de habilitação do novo sistema da Secretaria de Educação do município de Assunção do Piauí.
leia maisRegina Sousa decreta situação de emergência em 41 municípios piauienses
O decreto levou em conta o monitoramento realizado pelo monitor das secas, órgão da Agencia Nacional de Águas (ANA).
leia mais