Home    |    Notícias    |    Concursos

Projeto de Lei do prefeito de Assunção do Piauí implantará sistema de energia solar fotovoltaica

O projeto, para implantação de energia solar em prédios públicos, foi aprovado pelo poder legislativo em sessão ordinária do dia 17/02.

ACâmara Municipal de Vereadores de Assunção do Piauí aprovou, em sessão ordinária realizada no último dia 17 de fevereiro, o Projeto de Lei Nº 001/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza o prefeito local, Antonio Luiz Neto, contratar, junto ao Banco do Brasil, operação de crédito no valor R$ 3.687.000, 00 (três milhões, seiscentos e oitenta e sete mil reais), para aquisição e implantação de sistema de energia solar fotovoltaica para abastecer prédios públicos do município.

O prefeito Netinho disse à reportagem do TN, que, a partir da aprovação do projeto pela Câmara Municipal, o Banco do Brasil irá avaliar o empreendimento a ser realizado [projeto], que, por sua vez, sendo aprovado pela instituição[BB], será construída uma micro usina que irá produzir energia solar limpa para abastecer os prédios públicos do município.

"Este   projeto visa a diminuição dos custos da energia elétrica dos nossos prédios públicos municipais, como: prefeitura, secretarias, escolas, postos de saúde e bombas de abastecimento de água dos poços do município entre outros, que atualmente são exorbitante, e com a implantação desse sistema irá gerar economia para os cofres do município, além da otimização uma energia limpa, que provoca o desenvolvimento sustentável e renovável para abastecer todos os esses  públicos citados aqui”, esclareceu o prefeito Netinho.

O investimento, ainda segundo o prefeito Netinho, quando o município finalizar o parcelamento do financiamento, deverá economizar algo em torno de R$ 180.000,00 (cento e oitante mil reais) por ano.  “Uma economia em dinheiro que o gestor municipal pode investir em outras ações que beneficiam a população. “O financiamento será pago ao longo de muitos anos [mais de 10 anos], que, quando quitado, ao invés da prefeitura pagar a conta de energia da Equatorial (será pago apenas a taxa de administração, além do sistema ficar sendo de propriedade do município)” - salientou o prefeito Netinho.

Energia solar

O uso de energia solar no poder público já é uma grande tendência no Brasil. A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou recentemente alíquota zero de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para coletores ou painéis solares usados no aquecimento de água e na geração de energia. A proposta também determina o uso de energia solar nos prédios do governo federal construídos após a aprovação da lei.

Da Redação | Valter Lima

Mais de Concursos