Home    |    Notícias    |    Galeria de Fotos

Prefeito Netinho (PSD) participa da 6ª reunião dos Prefeitos com o Governador Rafael Fonteles

O sexto bloco de reuniões com os prefeitos realizada por Rafael Fonteles, seguiu, por parte do chefe do executivo estadual, objetivando ouvir demandas dos gestores municipais.

Divulgação

Nessa terça-feira (02/05), o Prefeito de Assunção do Piauí, Antonio Luiz Neto “Netinho” (PSD) participou, no Palácio de Karnak, em Teresina, do último bloco de reuniões com prefeitos dos municípios realizado pelo governador Rafael Fonteles (PT).

Os encontros tiveram por objetivo principal oportunizar aos gestores municipais a fazerem o alinhamento com a gestão estadual, elencando as prioridades de cada cidade.

O chefe do Executivo estadual disse que levará em consideração as solicitações feitas pelos gestores, que conhecem a realidade e as necessidades da população de cada município. O governador ressaltou que a prioridade é finalizar obras já em andamento nos municípios e que no segundo semestre será lançado um programa nos moldes do PRO Piauí.

No encontro, Rafael Fonteles tratou sobre o Pacto Pelas Crianças do Piauí e convidou os gestores municipais a aderirem ao programa que visa ao atendimento integral das crianças de 0 a 6 anos. No projeto, o Estado, em trabalho colaborativo, irá contribuir com apoio técnico e financeiro para a realização de diversas ações a exemplo do fortalecimento do Programa de Alfabetização no Tempo Certo, construção de brinquedopraças, kits creches e a Carretinha da Saúde, que levará aos municípios serviços oftalmológicos, odontológicos, audiometria e o fortalecimento do programa de vacinas para o público da primeira infância.

Também na área da saúde, o governador falou das novidades que estão sendo implantadas com a telessaúde, já em execução de forma experimental em Piripiri. De acordo com Fonteles, a meta é expandir o programa, permitindo que os municípios passem a oferecer consultas com médicos em oito especialidades diferentes por meio de videoconferências. O programa também prevê a construção de centros de exames, com entrega de resultados em até quatro minutos, o que pode reduzir em até 50% as internações nos hospitais regionais.

Ações em outras áreas também foram tratadas na reunião, a exemplo da segurança.

Encontro com prefeitos

No encontro dessa terça-feira (2), o governador recebeu os prefeitos de municípios dos Territórios Carnaubais, Chapada das Mangabeiras, Chapada Vale do Rio Itaim, Entre Rios e Vale do Rio Guaribas. No total, participaram 23 gestores municipais, além dos secretários de Estado da Educação, Washington Bandeira; da Saúde, Antonio Luiz Soares; da Segurança, Chico Lucas, e de Governo, Marcelo Nolleto.

Participaram da reunião os prefeitos de Alegrete do Piauí, Boqueirão do Piauí, Cocal de Telha, Novo Santo Antônio, Água Branca, Assunção do Piauí, Alagoinha do Piauí, Aroeiras do Itaim, Buriti dos Montes, Castelo do Piauí, Campo Grande do Piauí, Fronteiras, Jatobá do Piauí, Juazeiro do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Paulistana, São João da Serra, São Miguel do Tapuio, São José do Piauí, Sebastião Barros, Sigefredo Pacheco, Veras Mendes e Vila Nova do Piauí.

*Com informações do Governo do Estado

Da Redação | Jornalista Valter Lima