Home    |    Notícias    |    Projetos de Lei

Município de Assunção do Piauí dá os primeiros passos para implantação do SIM

Na ocasião, a comissão também alinhou junto ao prefeito Netinho, Termo de Cooperação Técnica que será assinado pelo gestor em evento posterior.

Na manhã do dia 20 do mês corrente o município de Assunção do Piauí iniciou discussão para processo de implantação do SIM – Sistema de Inspeção Municipal.

O primeiro passo foi dado em reunião envolvendo o Agente de Desenvolvimento da SEPLAM – Secretaria do Planejamento do Piauí, Gecivaldo Gama, o prefeito municipal, Antonio Luiz Neto, prefeito de Castelo do Piauí, José Magno Soares, Secretária de Governo Municipal de Castelo do Piauí, Nina Silva, vice-prefeito, local, Joveleino Soares, Secretária de Finanças, local, advogada Leila Mota, vereador/presidente da AVEP, Ronnivom de Sousa Lima, vereador Iderlon, vereador Zé Santana, vereador Fabinho , vereador Zé Padre, chefe de setor de Agricultura e Pecuária , José Itamar , Secretário de Agricultura , Raimundo Romário, Presidente da Associação Quilombola do Sitio Velho, Antonio Francisco , Secretário de Obras , Pinheiro, Secretária de Administração , Lucélia Mota e o Tesoureiro Cristian Lima.

Na ocasião, os membros da Comissão discutiram, junto às autoridades locais, a criação da Lei de Inspeção Municipal (SIM), que estabelecerá padrões de qualidade de segurança nos produtos, além da sua inspeção, ou seja, garantindo ao consumidor um produto que atenda as exigências sanitárias, um produto com procedência. A Comissão alinhou junto ao prefeito Netinho, a assinatura do   Termo de Cooperação Técnica, procedimento que será realizado em evento posterior, na região.

O prefeito de Castelo do Piauí, Magno Soares, falou da importância da criação do sistema, que , segundo o mesmo, através de lei,   atende as necessidades e demandas do município, além de fomentar a potencialidade peculiar    do território.

Entenda o objetivo

Processo de implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), ação que visa aprimorar as boas práticas na produção de alimentos de origem animal e vegetal e que dará condições aos pequenos produtores rurais de comercializarem seus produtos de acordo com a legislação sanitária. Com a criação do SIM, os abates de animais realizados no município para fins comerciais passam a ser monitorados, inspecionados e certificados, através do selo de garantia e também trará vantagens no plano da geração de renda para agricultores familiares, pequenos produtores e empreendedores que atuam na produção e manipulação de alimentos, comercialização de carne in natura ou de verduras, frutas, polpas, leite, mel e derivados. A implementação do Serviço de Inspeção Municipal envolve também a sensibilização da população sobre os riscos do consumo de carnes abatidas de maneira clandestina.

Fotos:Valter Lima

Da Redação