Home    |    Notícias    |    Saúde

Saúde de Assunção do Piauí orienta para o uso de máscara a população em geral

A orientação obedece ao decreto do governador Wellington Dias, nº 18.947, de 22 de abril de 2020, que estabelece o uso obrigatório de máscaras de proteção facial.

A Prefeitura de Assunção do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na manhã desta segunda-feira (27), por meio de serviço volante de som, informa aos moradores do município, para o uso obrigatório de máscaras de proteção facial, em obediência ao Decreto Nº 18.947, de 22 de abril de 2020, de autoria do governo do Estado, Wellington Dias.

A medida visa o enfrentamento à Covid-19, com o objetivo de garantir mais segurança para a saúde dos assunçãoenses. As máscaras devem ser confeccionadas segundo as orientações do Ministério da Saúde e tornam-se necessárias ao sair de casa, deslocar-se por vias públicas ou permanecer em espaços onde circulem outras pessoas, conforme esclarecimentos do decreto do governo. Os modelos são reproduzidos no anexo do decreto e estão disponíveis na página virtual do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br.

O serviço de som com chamada educativa que circula por toda cidade de Assunção do Piauí, também informa a população para que esta, ao apresentar quaisquer sintomas característicos de coronavírus, busque imediatamente o serviço de saúde do município. Que, os agentes de saúde, em suas respectivas áreas, busquem atender às famílias, sem que adentrem nas residências, para colher informações sobre possíveis situações de quadros gripais, para as devidas orientações ou atendimentos em saúde local.

O município continua realizado todos os trabalhos de prevenção ao coronavírus, principalmente com as barreiras sanitárias em todas as suas  vias de fronteiras. Até o momento, Assunção do Piauí não registra nenhum caso da doença.

A máscara de proteção facial é de uso individual e não deve ser compartilhada entre familiares, amigos e outros.

De acordo com estudos realizados com base nas experiências de sete países no combate à Covid-19, o uso de máscaras de proteção, juntamente com a higiene das mãos, são eficientes para retardar a propagação exponencial do coronavírus. As máscaras caseiras, cirúrgicas e N95 têm uma capacidade de bloquear o vírus entre 95,15% e 99,98%.

No Brasil, mais de 30 cidades adotaram a obrigatoriedade do equipamento de proteção. São municípios dos estados do Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Da Redação | Valter Lima

Mais de Saúde