Curta a nossa página

Siga-nos nas Redes Sociais.

Informações:

(86) 3254-0154
prefeituramunicipaldeassuncaodopiaui@outlook.com
12/12 08h50 2021 Você está aqui: Home / Geral Da Redação | Jornalista Valter Lima Imprimir postagem

Assunção do Piauí completa 27 anos de Emancipação Política

Por causa da situação de pandemia –emissão de decreto municipal em decorrência de medidas restritivas, a gestão municipal cancelou as festividades referente ao aniversário da cidade, neste domingo (12/12).

Assunção do Piauí completa, neste domingo, 12 de dezembro, seus 27 anos de emancipação política, porém, por causa da situação de pandemia – com emissão de decreto municipal em decorrência de medidas restritivas, a gestão municipal cancelou as festividades referente ao aniversário da cidade.

Na última quinta-feira (09/12), o Prefeito Municipal, Antonio Luiz Neto (PSD), gravou um vídeo, onde explicou os reais motivos do cancelamento das festividades do aniversário da cidade neste ano de 2021. Mas, os casos ativos da doença estão diminuindo e chegando a uma estabilidade, que conforme boletim último, estão apenas em 07 casos ativo.

Veja a justificativa do Prefeito Netinho sobre o cancelamento da festa de aniversário da cidade, no link abaixo:

https://www.tapuionoticias.com/noticia/5692/Farmaplena

“Hoje é uma data importantíssima para a nossa querida cidade de Assunção do Piauí, tínhamos uma vasta programação especial que abrangia diversos eventos e com uma grande festa popular, porém, cancelamos, em virtude do decreto municipal, para o controle dos casos de Covid-19, que graças a Deus já estão em estabilidade.  Aproveito a ocasião para parabenizar nossa cidade pelos seus 27 anos de emancipação política e, com o poder do nosso Deus , no próximo ano, haveremos de realizar uma grande comemoração de aniversário, parabéns Assunção do Piauí” – destacou o prefeito Netinho.

História - Assunção do Piauí, Piauí - PI

Histórico

Em 1925, o Governador do Estado, Matias Olímpio de Melo criou o Município de Aroazes. Ao novo município foram anexadas algumas fazendas do vale de São Nicolau, pertencentes ao Município de São Miguel do Tapuio. O município teve vida efêmera. João de Deus Pires Leal ( Joca Pires ) ao assumir o Governo do Estado, pela Lei n° 1.198, de 19 de junho de 1928, transferiu a sede do município de Aroazes para o povoado de Assunção. Teve papel importante nessa transferência, Antonio José Alves Vieira (Major Vieira), cearense, homem simples, de gestos grosseiros, sem influência política no Estado mas de grande prestigio junto ao Governador Joca Pires. Major Vieira, com propriedade de Assunção à Vitória.

Tinha um eleitorado fiel ao coronel Milu, de Castelo, que apoiou incondicionalmente Joca Pires. Por causa da campanha e sem dúvida, pelo seu caráter singular, Vieira conseguiu de tal modo a simpatia do governador que, entre outras coisas, tinha acesso ao seu Gabinete. Com esse prestigio conseguiu que Assunção passasse a ser sede de município em detrimento de Aroazes e mesmo sem as condições exigidas. Nomeado primeiro intendente. Julgado, por muitos, sem capacidade para a função, transformou uma residência em intendência, melhorou a arrecadação de impostos, criou o cartório, cujo primeiro tabelião, Cesídio Nelson Vieira, que continuou no cargo com a transferência da sede municipal para São Miguel. Gentílico: assunçãoense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Assunção do Piauí, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da constituição estadual de 0510-1989, com o topônimo, área territorial e limites estabelecidos pela lei estadual nº 4680, de 26-011994, desmembrado de São Miguel do Tapuio. Sede no atual distrito de Assunção do Piauí ex-povoado de Assunção. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997,

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Por: Jornalista Valter Lima | Tapuio Notícias


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados